Ninfoplastia

Image module

Ninfoplastia, cirurgia íntima ou labioplastia consiste na ressecção do excesso de pele dos pequenos lábios. Anatomicamente falando, convencionou-se que os pequenos lábios sejam completamente cobertos pelos grandes lábios, e que estes últimos sejam cheios e tenham um turgor que confiram um aspecto jovem aos mesmos.

Os grandes lábios, por sua vez, devem confluir superiormente e recobrir parcialmente o clitóris, que se insinua sutilmente, no ápice da abertura vaginal. Alterações neste aspecto anatômico destoam do que convencionou-se ser o padrão, e por isto causam incômodo estético. Incômodo este que muitas vezes vai além da questão puramente física.

O excesso de pequenos lábios pode causar odor e propiciar infecções recorrentes na genitália feminina pelo fato da pele redundante ser meio propício à retenção de secreções levando à proliferação de bactérias e fungos.

Além disso, podem também causar desconforto no intercurso sexual, uma vez que se insinuam no introito vaginal durante a penetração, levando ao desconforto físico, assim como na prática de algumas atividades físicas como ciclismo, em que a fricção dos tecidos gera desconforto local. Enfim, as mulheres portadoras de tais alterações têm motivos suficientes para procurar a correção cirúrgica.

A cirurgia pode ser feita via ambulatorial em clínica especializada ou hospital, e a anestesia pode variar entre local ou regional (raqui) com sedação. As cicatrizes são colocadas longitudinalmente e percorrem toda a extensão do excesso existente, sendo feitos pontos absorvíveis.

Como se trata de uma região cuja cobertura cutâneo-mucosa é fina e possui características especificas, muitas vezes a cicatriz final torna-se invisível e definitivamente não é um fator de preocupação na ocasião da decisão pela cirurgia.

A sensibilidade também não é alterada, pela riqueza de terminações nervosas da região e disposição dessa inervação. 

Em casos que a paciente apresenta “murchamento” vaginal, onde a falta de volume do monte pubiano e grandes lábios afetam a autoestima e a relação sexual, pode-se associar a ninfoplastia à técnica de lipoenxertia – enxerto de gordura tirado da própria paciente.

Isso leva à restauração do volume da região íntima, recuperando a anatomia da região e o bem estar.

Por outro lado, quando o Monte de Vênus (púbis) é muito volumoso, a ponto de constranger as mulheres e incomodar nas relações sexuais, pode-se realizar a correção através da ninfoplastia associada à lipoaspiração.

Possui interesse nesse cirurgia?

Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Andressa Mussi!