Mentoplastia

Image module

Mentoplastia ou cirurgia do queixo é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. 

Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência. 

Muitas vezes o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

Riscos

  • Equimoses (manchas roxas na pele);
  • edema (inchaço);
  • pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou necessitar drenagem cirúrgica;
  • deiscência de pontos (abertura do corte) e etc.

Outras intercorrências indesejáveis e mais complexas, que felizmente são raras: infecção, grande deiscência de pontos, extrusão da prótese e as intercorrências pertinentes a qualquer procedimento cirúrgico. 

A cirurgia

O procedimento geralmente é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral ou local com sedação, a depender da técnica cirúrgica escolhida e se associado ou não a outros procedimentos como a rinoplastia.

A duração da cirurgia para o aumento do queixo é de cerca de 1 hora, quando realizado isoladamente. Consiste na incisão por dentro da boca, e dissecção de um espaço junto ao osso para encaixar a prótese, que é fixada aí antes de se dar os pontos de fechamento dos tecidos.

A pequena cicatriz deixada pela cirurgia é quase imperceptível. O silicone sólido vem sendo usado há vários anos no mercado da cirurgia sem que se tenha detectado a relação de doenças cancerígenas a ele associadas. Podem ocorrer casos de extrusão da peça de silicone (raros) devido a vários fatores como infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia.

Nesses casos, retira-se a prótese mediante cirurgia simples, com anestesia local, sendo que posteriormente (não menos que 3 meses) poderá ser introduzida uma nova prótese. Em caso de mentoplastia de avanço por fratura óssea e inserção de placas e parafusos, específicos para cada caso, a cirurgia é um pouco mais invasiva e exige atenção especial. 

Possui interesse nesse cirurgia?

Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Andressa Mussi!