Cirurgia pós emagrecimento

Image module

Após a cirurgia bariátrica, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação:

  • Os braços ficam flácidos,
  • As mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo,
  • O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental,
  • As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.

A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso.

Antes de decidir se submeter ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada.

  • Se continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer,
  • Se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele.

Se você se submeteu à cirurgia de redução de peso, seu cirurgião plástico irá trabalhar em estreita colaboração com seu médico para determinar quando será apropriado começar a reparação do contorno corporal.

Riscos

  • Sangramento (hematoma);
  • Infecção;
  • Acúmulo de líquido (seroma);
  • Má cicatrização/Cicatrizes desfavoráveis;
  • Necrose da pele;
  • Dormência ou outras alterações na sensibilidade da pele;
  • Riscos anestésicos;
  • Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;
  • Necrose do tecido adiposo (necrose da gordura);
  • Deiscência (reabertura de uma ferida previamente aberta);
  • Assimetria;
  • Flacidez recorrente da pele;
  • Dor, que pode perdurar;
  • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
  • Inchaço persistente nas pernas;
  • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque).

Procedimentos

O lifting completo da parte inferior do corpo trata nádegas flácidas, abdômen, cintura, quadris e a parte lateral da coxa em um único, ou vários, procedimentos.

Os tipos de incisão podem variar e podem incluir uma incisão circunferencial, em torno do corpo, para remover o “cinto” de excesso de pele e de gordura.

Os padrões de incisão para remoção da flacidez dos seios da mulher serão determinados com base na quantidade de excesso de pele a ser removida.


Os mesmos podem incluir uma única incisão ou uma combinação de incisões com padrão circular em volta do mamilo, em uma linha que se estende a partir da aréola ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama.

O implante de mama é recomendado para melhorar a forma e o tamanho da mama.

Flacidez da pele nos braços é tratada com uma incisão na área das axilas, estendendo-se até a parte interna ou, de trás, da parte superior do braço.

Incisões adicionais podem ser necessárias onde quer que haja excesso de pele. Contornos mais suaves e definidos são visíveis quase imediatamente, apesar de inicialmente obscurecidos por inchaço e hematoma.

A remodelação dos contornos das coxas é obtida através de incisões na virilha que podem se estender para baixo, até o joelho, ao longo da parte interna da coxa.

Melhorar o contorno da parte externa da coxa pode requerer uma incisão diferente. Através destas incisões, o cirurgião plástico irá definir os tecidos, objetivando contornos mais suaves.

A cirurgia

Anestesia

As opções incluem anestesia regional (peri/raqui) + sedação ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Incisão

Todos os procedimentos de contorno corporal exigem incisões para remover o excesso de pele. Em muitos casos, essas incisões podem ser extensas.

O comprimento da incisão e o padrão dependerão da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removida, assim como a preferência pessoal e o julgamento do cirurgião.

Técnicas avançadas geralmente permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos, onde possam ser escondidas pela maioria dos tipos de vestuário, no entanto, nem sempre é possível.

A cirurgia de contorno corporal é freqüentemente realizada em etapas. Sua condição particular e expectativas, bem como a opinião do cirurgião plástico, influenciarão a forma como seu médico definirá o plano cirúrgico.

Embora possa ter levado dois anos, ou mais, para perder todo o peso em excesso, pode levar o mesmo tempo para que os resultados da cirurgia apareçam por completo.

Pós-operatório

Após a cirurgia, curativos e cola cirúrgica podem ser aplicados sobre as incisões e você pode ser envolto em uma bandagem elástica ou malha compressiva para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam.

Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular

Resultados

Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até 1-2 anos, ou mais, para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente.

A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

Possui interesse nesse cirurgia?

Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Andressa Mussi!