Mamoplastia Redutora

Também conhecida como redução de mama, a mamoplastia redutora remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes. Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde.
Image module

O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois podem causar desconforto e dor.

 A cirurgia de redução de mama geralmente é realizada através de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele. Em alguns casos, o excesso de gordura pode ser removido através de lipoaspiração, em conjunto com as técnicas descritas abaixo.

A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada por suas particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada, suas preferências pessoais e aconselhamento do cirurgião. Funciona desta forma também com a mamoplastia de aumento.

Indicação

A cirurgia de redução de mama é indicada para mulheres que:

  • Estão saudáveis fisicamente e psicologicamente;
  • Possuem expectativas realistas quanto aos resultados;
  • Tem mamas com desenvolvimento desigual.
  • Estão com os seios completamente desenvolvidos;
  • Que apresentam seios com diferentes tamanhos ou formas;
  • Sentem-se incomodadas com o tamanho grande da mama.

Riscos

  • Sangramento (hematoma);
  • Acúmulo de líquido da cirurgia (seroma)
  • Infecção;
  • Deiscência (abertura de pontos)
  • Cicatrizes desfavoráveis; 
  • Alterações de sensibilidade da mama ou do mamilo, de forma temporária ou permanente;
  • Necrose de CAP (complexo areolo-papilar) ou tecidual;
  • Riscos anestésicos;
  • Dor, que pode perdurar;
  • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
  • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

A cirurgia

Anestesia

Pode ser realizada anestesia regional (peridural) + sedação ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Incisão

Opções de incisão incluem:

Padrão circular em torno da aréola. As linhas de incisão que permanecem são visíveis e as cicatrizes permanentes, no entanto, geralmente ficam bem escondidas sob maiô ou sutiã;

Padrão de fechadura ou forma de raquete, com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama; Padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.

Remoção do tecido e reposicionamento

Após a incisão, o mamilo (que permanece com seu suprimento sanguíneo original) é reposicionado. A aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro, se necessário. Tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre).

Fechando as incisões

Aproximam-se as incisões para remodelar a mama, agora, em menor tamanho. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele. Uma bandagem elástica ou sutiã podem ser usados para minimizar o inchaço e sustentar os seios. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Recuperação

Embora vários fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 14 a 21 dias. Provavelmente, você irá sentir dor e inchaço. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação do médico. Nas primeiras noites pode ser necessário o acompanhamento de alguém de confiança. 

Resultados

 

Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui. Não se pode garantir que os resultados obtidos depois da redução mamária serão permanentes.

É possível que, caso a paciente venha a ganhar peso excessivamente após a redução, os seios possam aumentar de tamanho novamente, devido ao aumento de gordura na região. Para isso, é necessário manter um estilo de vida saudável e seguir as recomendações do cirurgião.

Possui interesse nesse cirurgia?

Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Andressa Mussi!